Seja referência no diagnóstico e tratamento do TEA e TDAH.

Aproveite esta oportunidade para expandir sua atuação profissional e torne-se uma referência na sua área.

Esta é a sua chance de ampliar seu conhecimento sobre as complexas interações entre cérebro, comportamento e desenvolvimento e ter um atendimento personalizado para pacientes com TEA ou TDAH.

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Na sua prática profissional, você...

Lida diariamente com pacientes que apresentam desafios de atenção, hiperatividade e dificuldades de interação social?

Percebe que, apesar de todo o esforço, o progresso no tratamento é lento e, muitas vezes, irregular?

Sente-se frustrado ao tentar implementar intervenções e estratégias que parecem não surtir efeito, deixando você questionando sua própria abordagem?

Observa famílias ansiosas, com expectativas elevadas, cobrando resultados rápidos e lutando para entender as necessidades dos seus filhos?

Vê-se diante da complexidade de casos que exigem um nível de especialização que, muitas vezes, estão além do seu alcance?

Suspeita que, apesar de toda a sua dedicação, algo mais profundo esteja impedindo seus pacientes de alcançar o desenvolvimento pleno?

Se você se identifica com essas situações, nosso curso de Neurociência no TEA e TDAH foi desenvolvido para oferecer as ferramentas e o conhecimento necessários para enfrentar esses desafios.

A Neurociência oferece insights sobre a neuroplasticidade e o desenvolvimento cerebral,

ajudando a entender por que alguns pacientes apresentam progresso lento ou irregular, e como otimizar o tratamento para favorecer o desenvolvimento de novas habilidades.

O que dizem as pesquisas?

Pesquisas indicam que comorbidades como TDAH e transtornos de ansiedade são comuns em indivíduos com TEA e que abordagens integradas são essenciais para um tratamento eficaz.

Fonte: Simonoff, E., Pickles, A., Charman, T., et al. (2008). Severe Autism Spectrum Disorder: Prevalence and Associated Factors. Journal of the American Academy of Child & Adolescent Psychiatry, 47(8), 925-934.

70%

das pessoas com TEA tem pelo menos uma comorbidade psiquiátrica, como ansiedade, depressão ou transtorno obsessivo-compulsivo (TOC).

Fonte: Simonoff, E., Pickles, A., Charman, T., Chandler, S., Loucas, T., & Baird, G. (2008). Psychiatric Disorders in Children with Autism Spectrum Disorders: Prevalence, Comorbidity, and Associated Factors in a Population-Derived Sample. Journal of the American Academy of Child & Adolescent Psychiatry, 47(8), 921-929.

74%

é a estimativa de herdabilidade do TDAH, com vários genes, incluindo aqueles que regulam os transportadores e receptores de dopamina, associados ao transtorno.

Fonte: Faraone, S. V., & Larsson, H. (2019). Genetics of Attention Deficit Hyperactivity Disorder. Molecular Psychiatry, 24(4), 562-575.

O que mudará na sua vida profissional?

Amplie as possibilidades de tratamento com métodos de diagnóstico, intervenções terapêuticas, comorbidades associadas e as mais recentes pesquisas e inovações tecnológicas nesses campos.

Quem pode assistir ao curso?

O curso é destinado a profissionais da saúde, incluindo psicólogos, psiquiatras, pediatras, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, educadores e outros interessados em aprofundar seus conhecimentos sobre TEA e TDAH.

Estudantes de graduação e pós-graduação em áreas relacionadas também são bem-vindos.

Tenha acesso às últimas descobertas científicas e práticas inovadoras e troque experiências com outros profissionais da área.

Veja tudo o que você vai aprender

 2 Dias | 06 horas | 12 temas

• Aulas ao vivo

Transtorno do Espectro Autista (TEA)

Aspectos Históricos do TEA

– Evolução histórica da compreensão do TEA.

– Principais contribuições e descobertas.

– A transição do conceito de autismo clássico para o espectro autista.

– Impacto das mudanças nos critérios diagnósticos ao longo das edições do DSM.

Aspectos Clínicos do TEA

– Sintomas centrais: comunicação, comportamento e interação social.

– Subtipos e variações clínicas.

– Comorbidades associadas ao TEA, como TDAH, transtornos de ansiedade e epilepsia.

Tratamentos para TEA

– Intervenções comportamentais: ABA e TEACCH.

– Terapias complementares: fonoaudiologia, terapia ocupacional e intervenções sensoriais.

– Abordagens farmacológicas para comorbidades e sintomas específicos.

Métodos Diagnósticos

– Ferramentas e protocolos de diagnóstico: ADOS (Autism Diagnostic Observation Schedule) e ADI-R (Autism Diagnostic Interview-Revised).

– Avaliações multidisciplinares: o papel de psicólogos, psiquiatras, pediatras e terapeutas ocupacionais.

– Desafios e considerações no diagnóstico precoce.

Perspectivas Atuais e Futuras para TEA

– Avanços na pesquisa genética e neurobiológica.

– Inovações tecnológicas: uso de aplicativos e robôs na intervenção.

– O papel da inclusão e das políticas públicas na qualidade de vida das pessoas com TEA.

Casos Clínicos de TEA

– Apresentação de casos clínicos ilustrativos.

– Discussão em grupo sobre diagnósticos, intervenções e resultados.

– Reflexão sobre desafios e sucessos na prática clínica.

Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH)

Aspectos Históricos

– História e evolução do conceito de TDAH.

– Principais contribuições científicas e mudanças nos critérios diagnósticos.

– Controvérsias e debates históricos sobre o TDAH.

Aspectos Clínicos

– Sintomas principais: desatenção, hiperatividade e impulsividade.

– Subtipos de TDAH: predominante desatento, predominante hiperativo-impulsivo e combinado.

– Comorbidades comuns, como transtornos de aprendizado, ansiedade e depressão.

Métodos Diagnósticos

– Ferramentas e critérios de diagnóstico: DSM-5 e CID-11.

– Avaliações multidisciplinares e o papel de cada profissional na equipe.

– Desafios no diagnóstico diferencial, especialmente em adultos.

Tratamentos para TDAH

– Intervenções farmacológicas: estimulantes (metilfenidato, anfetaminas) e não estimulantes (atomoxetina).

– Terapias comportamentais e psicoterapias: TCC (Terapia Cognitivo-Comportamental) e treinamento parental.

– Estratégias educacionais e acomodações escolares.

Perspectivas Atuais e Futuras para TDAH

– Pesquisas emergentes sobre a neurobiologia do TDAH.

– Novas abordagens terapêuticas e intervenções baseadas em evidências.

– O impacto das políticas públicas e da advocacia na vida das pessoas com TDAH.

Casos Clínicos de TDAH

– Apresentação de casos clínicos ilustrativos.

– Discussão em grupo sobre diagnósticos, intervenções e resultados.

– Reflexão sobre desafios e sucessos na prática clínica.

SUPER BÔNUS

Ao adquirir este curso, você ganha outro: Neurologia e Neurociências Aplicadas à Psicologia.

Não perca esta oportunidade única de aprimorar seus estudos. Garanta já o seu!

Aprenda com quem sabe

Dr. Leandro F. Oliveira

Leandro Freitas Oliveira é Doutor e PhD. em Neurologia e Neurociências pela Universidade Federal de São Paulo / Escola Paulista de Medicina. Tem especialização em Neurologia e Neurociências e em Neuropsicologia pelo Instituto Israelita Albert Einstein.

Além da formação acadêmica, Dr. Leandro é autor de diversos artigos científicos internacionais e autor dos livros: Diagnóstico topográfico em neurologia, Neuroanatomia clínica: livro-texto e atlas, Princípios de neurogenética, O cérebro e as emoções: a neurociências das relações humanas (Best-seller).

Dr. Diego Pasqualli

Diogo Pasquali Nones é médico mestrando em Neurociências, Coordenador hospitalar de transplantes, Coordenador do internato de clínica médica do curso de medicina da Universidade do Contestado, Neurologista pelo HC-UFPR, Graduado em medicina pela UFPR, Experiência com neurointensivismo-médico diarista da UTI neurológica.

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A partir da contratação dos serviços do Instituto de Neurociências Integradas, é garantido ao cliente um período de 7 (sete) dias para desistência do produto, fazendo jus à devolução dos recursos investidos.

Perguntas Frequentes

O Curso tem a duração de 06 horas.

Não há requisitos específicos para participar do curso. Ele é adequado para profissionais de saúde, psicologia, pedagogia estudantes e qualquer pessoa interessada em aprender mais sobre TEA e TDAH.

Sim, todos os materiais do curso estão disponíveis online e podem ser acessados a qualquer momento, permitindo que você estude no seu próprio ritmo.

Sim, ao concluir o curso, você receberá um certificado de conclusão, que poderá ser adicionado ao seu currículo ou perfil profissional.

Sim, oferecemos suporte completo aos alunos

Oferecemos uma garantia de satisfação de 7 dias. Se você não estiver satisfeito com o curso por qualquer motivo, poderá solicitar um reembolso total dentro desse período.

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